Tiago Valença´s Blog: A POUCOS DIAS DO ENEM, FERA DEVE DIMINUIR RITMO DE ESTUDO E DESCANSAR UM POUCO

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A POUCOS DIAS DO ENEM, FERA DEVE DIMINUIR RITMO DE ESTUDO E DESCANSAR UM POUCO

e500bbe9f480d2cb1e77fd6823012506.jpg
Para controlar nervosismo, fera pode procurar as atividades que mais lhe dão prazer e não cometer exageros
Foto: Reprodução internet

Fonte: NE10

 
Depois de meses de preparação, começa no próximo sábado (3), com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a etapa de provas para os feras que desejam ingressar na universidade em 2013. Mas, faltando poucos dias para o exame, o ideal mesmo é relaxar com atividades prazerosas para controlar a ansiedade, que é natural nesse período.

Para evitar que o nervosismo acabe atrapalhando a concentração no momento do exame, o ideal é que o estudante diminua o ritmo de estudos nestes últimos dias. Mas, segundo a psicóloga Lavínia Ximenes, o fera precisa conhecer suas necessidades para saber a forma ideal de se ocupar antes da prova. "Não existe uma fórmula igual para todo mundo. A ansiedade vai existir, mas o estudante tem que saber a forma ideal de canalizá-la" explica.

Caso o vestibulando se sinta mais seguro se continuar estudando, a recomendação é optar pelas leituras mais leves e um horário de estudos reduzido. A psicóloga lembra que tentar revisar todo o conteúdo em poucos dias não é uma boa opção. "Isso pode dobrar seu nível de ansiedade", adverte.
É importante dormir bem, se alimentar bem e estar descansado para enfrentar esta situação
Para os que preferem sair da rotina de estudos, o ideal é não exagerar e procurar atividades que não exijam tanto esforço, como ir ao cinema, teatro, parques e praia, por exemplo. "É importante dormir bem, se alimentar bem e estar descansado para enfrentar esta situação", recomenda Lavínia.

Como parte da programação pré-provas, é importante que o fera vá até o local em que vai fazer o exame. Conhecer o percurso pode evitar atrasos e deixar o estudante mais tranquilo e seguro. Caso o aluno ainda não saiba qual seu local de prova, ele deve acessar o site oficial do Enem 2013.

"O dia da prova é o momento de mostrar como o aluno estava se preparando, tanto nos estudos como contra a ansiedade e o nervosismo", conclui Lavínia, que acredita que aprender a lidar com essa pressão é tão importante quanto estudar o conteúdo das provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário