Tiago Valença´s Blog: 51 JOGOS ESCOLARES DO AGRESTE MERIDIONAL: VEJA OS ERROS DESTA EDIÇÃO DOS JOGOS E AS PREMIAÇÕES DO NOSSO BLOG PARA O FIM DO ANO

quinta-feira, 6 de junho de 2019

51 JOGOS ESCOLARES DO AGRESTE MERIDIONAL: VEJA OS ERROS DESTA EDIÇÃO DOS JOGOS E AS PREMIAÇÕES DO NOSSO BLOG PARA O FIM DO ANO


´´Nem só de pão vive o homem´´ . Bom, esta é a frase que eu uso para começar esta matéria. A 51a Edição dos Jogos Escolares do Agreste Meridional acabou hoje, mas viemos aqui para mostrar infelizmente a nossa indignação, que não é só nossa, mais de vários e vários que acompanharam estes jogos junto conosco e viram momentos ruins, momentos de tensão e erros que com certeza tem de ser corrigidos, para 2020, tornar, os jogos que não são do governo: mas são do povo, das escolas, dos professores, gestores, alunos, torcida e imprensa que fazem parte do dia a dia destes jogos, então vamos a estes pontos e as perguntas a serem feitas e deixarem aqui para serem respondidas. Com a palavra: os responsáveis, vamos aos pontos:

1) FALTA DE PRIMEIROS SOCORROS E SOCORRISTAS:

Vimos vários fatos acontecerem, atletas desmaiarem em quadra, baterem cabeça na quadra e desmaiar, atleta com contusão de tornozelo, perna, braço, dentre outros, e infelizmente, não havia socorrista nestes locais de jogos, com excessão do amigo Fabio Caju que a este sim, temos de dar méritos, era um dos únicos que mesmo que sua equipe não jogasse, levava gelo, spray pra dor e água, e procurava ajudar o próximo, mesmo não sendo médico, enfermeiro, ou socorrista, mas enfim? o que custaria a organização, levar uma equipe de SOCORRISTAS para a quadra pra prestar ao menos os primeiros socorros aos atletas? sabemos que em Garanhuns, temos escolas de enfermagem, bombeiros civis, onde os mesmos se oferecem para trabalhar voluntariamente e infelizmente este ano, não estiveram lá para socorrer quem precisasse? qual motivo não foram convidados aos jogos? contenção de despesas? e se acontecesse algo pior com o atleta? a familia, teria de arcar com as consequencias? também no futebol de campo, recebemos relatos de atletas jogando sangrando e infelizmente não havia socorro. Por qual motivo? negligência? contenção de despesas? uma coisa tão importante quanto a saúde? acho que a saúde é o ponto mais importante para o atleta está apto a participar de qualquer modalidade.

2) FALTA DE PREMIAÇÃO APÓS O TÉRMINO DA COMPETIÇÃO:

Este ponto, é levantado não só por mim, mas acredito que 99% das equipes e atletas que participaram da competição. Quero que me respondam: alguém já viu uma competição terminar e o atleta não receber a sua premiação, a escola receber o seu troféu de campeão? comemorar sem nada o seu título que foi suado e merecido, e não poder tirar foto com o troféu após o término das finais? tudo bem que receberão as premiações posteriormente, mas isso é uma vergonha, o atleta não poder após a sua final desfrutar de sua premiação e mostrar: ´´eita fui campeão, olha minha medalha, olha o troféu´´. Outro ponto que temos de levantar: se um atleta, ou uma equipe se inscreve em uma modalidade exemplo: 100m rasos: apenas um atleta é inscrito, esse atleta já é campeão direto, será que não pode este atleta ter o seu direito de receber sua premiação e comemorar o seu título? qual culpa tem o atleta de ter se inscrito sozinho na tal prova ou tal modalidade? ele não tem direito de premiação ? porque o atleta que vence por w.o não tem direito de receber sua premiação? é sua culpa o seu adversario nao comparecer ? o mesmo exemplo pode ser usado para uma modalidade coletiva: os atletas as equipes se preparam, um ano inteiro quase, compram tenis novos, material novo, e na hora h, não tem jogo. Esta equipe não é campeã? qual culpa ela tem de ser inscrita só ela? com a palavra a organização

3) W.O´S PREJUDICAM OU PREJUDICARAM EQUIPES:

Este ponto é importantissimo, vimos que no regulamento do futsal, handebol, quando acontece um w.o, a equipe que perde por w.o é eliminada, mas os resultados de outras equipes que ja haviam jogado com ela e ganhou os pontos são anulados, isto aconteceu e com isso prejudicou uma equipe que se classificaria como um dos MIT´S (MELHOR INDICE TECNICO). Volto a bater nesta tecla novamente, nossa sugestão de sempre, é que equipes com W.O´S poderiam cumprir pelo menos 1 ano de suspensão para que no ano que vem houvesse mais vontade das equipes virem aos jogos, quando não tiverem mais chances, mas enfim, fica a dica.

4) FALTA DE BOLETINS INFORMATIVOS DIÁRIOS:

Este foi um dos pontos que eu posso tocar ainda mais. Geralmente, em outros jogos, outras gre´s do estado, a imprensa após o término do dia, é procurada para receber os boletins e não ir a procura como foi o meu caso, mas infelizmente, eu fui um dos que sofri com isto, e graças a meus amigos professores e alguns dos arbitros e membros das equipes que estavam nos locais dos jogos é que nos informavam. Será que nosso trabalho é tão ruim divulgar os resultados ou prejudica alguem em divulgar? pelo contrário, acho que só ajuda. Eu sou um dos caras que sofri bastante com isso, quando acabou a fase classificatoria do volei,dentre outros, ainda não sabiamos quem era o MIT CLASSIFICADO para as semifinais e só viemos saber no dia do jogo. Acho que isso prejudica não só as equipes, mas o pessoal que vem de fora, pra conseguir transporte ou algo. Enfim, fica a pergunta. 

BOM, ENFIM, PREFERIMOS FICAR POR AQUI, POIS ESSES FORAM OS PRINCIPAIS PONTOS QUE ACHAMOS E ABAIXO, FICAM AS SUGESTÕES PARA 2020 PARA MELHORAMENTOS E LOGO ABAIXO, COLOCAMOS AS 2 PREMIAÇÕES INDIVIDUAIS QUE NOSSO BLOG SEMPRE DIVULGA NO FINAL DOS JOGOS. 

SUGESTÕES PARA 2020:

- AS EQUIPES QUE LEVAREM W.O, SEM AVISAR A ORGANIZAÇÃO, OU AS QUE LEVAREM W.O PROPOSITALMENTE (EXEMPLO: AS QUE NÃO TEM MAIS CHANCE DE CLASSIFICAÇÃO E NÃO VEM MAIS PARA OS JOGOS), SEREM PUNIDAS COM UM ANO DE SUSPENSÃO DA REFERIDA MODALIDADE E CATEGORIA EM QUE FOR DADO O W.O.

- QUE ATLETAS POSSAM COMPETIR EM QUANTAS MODALIDADES A ESCOLA QUISER, E SE OS JOGOS BATEREM EM HORÁRIOS, A ESCOLA É QUE ESCOLHE A PRIORIDADE DO ATLETA PARA QUAL ESPORTE IRÁ NO HORÁRIO.

- QUE COLOQUEM UMA EQUIPE DE SOCORRISTA EM CADA LOCAL DE COMPETIÇÃO E MATERIAL DE PRIMEIROS SOCORROS.

- QUE AS EQUIPES QUE SE INSCREVAM SOZINHAS OU ATLETAS SOZINHOS EM SUAS MODALIDADES, OU QUE VENÇAM POR W.O, TENHAM O DIREITO DE COMEMORAR O SEU TÍTULO E RECEBER A SUA PREMIAÇÃO.

- QUE A PREMIAÇÃO SEJA ENTREGUE LOGO APÓS O TÉRMINO DA COMPETIÇÃO E QUE NUNCA MAIS HAJA UM ERRO GROTESCO COMO ESTE.

E A PARTE BOA SÃO OS DESTAQUES ABAIXO E VEJA TODOS OS CAMPEÕES DAS MODALIDADES COLETIVAS:

DESTAQUES ESCOLHIDOS PELO BLOG:

- EQUIPE COM MAIOR ESPÍRITO ESPORTIVO - ESCOLA GABRIELA MISTRAL

- EQUIPE COM UNIFORME MAIS BONITO - ESCOLA JOÃO FERNANDES (SÃO JOÃO)

CAMPEÕES:

FUTSAL:

PRE MIRIM MASCULINO - CMA

MIRIM MASCULINO - SANTA SOFIA
MIRIM FEMININO - SIMOA GOMES

INFANTIL MASCULINO - RODOLFO PAIVA (SÃO BENTO DO UNA)
INFANTIL FEMININO - JOÃO DA MATA

FUTEBOL DE CAMPO:

MIRIM MASCULINO - MESTRA BEATRIZ (BOM CONSELHO)
INFANTIL MASCULINO - SIMOA GOMES

VOLEI:

PRE MIRIM FEMININO - CMA

MIRIM MASCULINO - SIMOA GOMES
MIRIM FEMININO - XV

INFANTIL MASCULINO - JOÃO DA MATA
INFANTIL FEMININO - XV

HANDEBOL:

PRE MIRIM MASCULINO - ÁUREA MESQUITA (CANHOTINHO)
PRE MIRIM FEMININO - ÁUREA MESQUITA (CANHOTINHO)

MIRIM MASCULINO - ÁUREA MESQUITA (CANHOTINHO)
MIRIM FEMININO - SANTA SOFIA

INFANTIL MASCULINO - APLICAÇÃO
INFANTIL FEMININO - SANTA SOFIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário